Data

Melasma x Verão

Cuidado redobrado nesta época do ano

Com a chegada do verão, muitos enfrentam desafios extras no cuidado com a pele, principalmente aqueles que lidam com o melasma. Essa condição de hiperpigmentação, comum e frequentemente agravada pela exposição solar, requer cuidados especiais durante os meses mais quentes.

O melasma, caracterizado por manchas escuras na pele, pode tornar-se mais evidente com a exposição ao sol. A radiação UV estimula a produção de melanina, agravando as áreas afetadas. No entanto, adotar medidas protetoras e uma rotina de cuidados específica pode ajudar a minimizar esses efeitos indesejados.

Proteção solar: a melhor defesa

A aplicação diária e consistente de protetor solar é crucial para quem enfrenta o melasma. Opte por produtos de amplo espectro, com FPS adequado e reaplique a cada duas horas ou após o contato com água ou suor. Além disso, acessórios como chapéus e óculos de sol podem complementar a proteção.

Rotina de cuidados: suavidade e hidratação

Evite produtos agressivos, optando por uma rotina suave de limpeza e hidratação. Esfoliantes físicos intensos podem agravar o melasma, portanto, escolha opções mais suaves. Use hidratantes adequados ao seu tipo de pele para manter a barreira cutânea saudável.

Cuidados internos: alimentação e hidratação

Manter-se hidratado e seguir uma alimentação rica em antioxidantes pode ajudar na saúde da pele. Frutas, vegetais e água são aliados importantes para manter a pele nutrida e saudável.

Neste verão, a proteção solar e uma rotina de cuidados gentis são aliados indispensáveis para quem lida com o melasma. Não se esqueça de consultar um dermatologista para um plano de tratamento personalizado e siga uma rotina constante para cuidar da sua pele. Com as precauções adequadas, é possível aproveitar o verão com a pele radiante e saudável.

Mais artigos